Direcção-geral do INS reconhece quadros reformados

A Direcção-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS) homenageou, recentemente, um grupo de dez quadros reformados da instituição pela dedicação demonstrada no desempenho das suas funções.

Na ocasião, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, ofereceu brindes aos homenageados e, em nome da instituição que dirige, manifestou agradecimento pela colaboração daqueles funcionários. Segundo o responsável, o acto constitui um momento não só para o reconhecimento dos reformados, mas também para transmitir o exemplo enquanto profissionais e servidores públicos aos funcionários mais novos do INS.

A vossa entrega incondicional ao Instituto ao longo dos últimos anos é um exemplo que inspira e deve ser seguido por todos nós, disse.

Por seu turno, os homenageados, que são profissionais que se desligaram do quadro em 2022 e ao longo do ano em curso, tiveram a oportunidade de partilhar a sua história de trabalho no INS, tendo todos agradecido pelo gesto demonstrado.

Da lista dos homenageados, constam Alfredo Muchanga, Elias Machoe, Helena Sithole, Lezi Muianga, Santos Filipe, Tavita Mucave, Antonieta Boa, Rassul Nalá, Madalena Ripinga e Graça Jeremias, que se encontravam afectos em diversas unidades orgânicas e centros de pesquisa.

Entre os reformados, destacam-se Antonieta Boa e Madalena Ripinga, por serem a mais antiga e mais nova do grupo, tendo ingressado na função pública em 1979 e 1999, respectivamente.

Intervindo durante a cerimónia, Antonieta Boa manifestou a sua satisfação pela experiência construída ao longo dos anos de trabalho no INS, tendo sublinhado que aprendeu bastante na instituição. Ela destacou a importância e dimensão humana do acto de reconhecimento, recomendando que gestos desta natureza sejam dirigidos aos futuros reformados do INS.

Por sua vez, Madalena Ripinga expressou a sua profunda satisfação pelo reconhecimento, tendo realçado o importante papel do INS no processo de formação académica e construção da sua carreira científica.

Para Rassul Nalá, o INS apresentou-se, desde sempre, como uma importante plataforma para a sua afirmação nacional e internacional como investigadora. Por isso, Nalá manifestou a sua total disponibilidade em continuar a transmitir o seu conhecimento e experiência aos investigadores mais jovens do INS.

Alfredo Muchanga considera, por seu turno, que o INS se confunde um pouco com a sua vida, por ter participado e acompanhado de perto as diferentes etapas de crescimento e transformação desta instituição ao longos dos últimos anos.

O acto de reconhecimento dos funcionários reformados do INS foi, igualmente, marcado pela entrega de certificados de honra a cada um dos presentes. A cerimónia em alusão contou com a presença dos membros do Conselho de Direcção do INS, incluindo a Directora-geral Adjunta do INS, Sofia Viegas, directores nacionais, chefes de departamento, entre outros quadros da instituição.