Comité Consultivo Técnico Regional do CDC para África Austral reunido em Maputo

Decorre, desde a manhã de ontem e até hoje, quarta-feira, em Maputo, a 5ª Reunião do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC África para região da África Austral.

O evento visa, entre outros objectivos, operacionalizar o Comité Consultivo Técnico Regional (ReTac) de forma a fornecer orientação técnica ao Centro de Coordenação da África Austral (SA-RCC) e conceder apoio técnico às iniciativas regionais; promover a colaboração regional, as parcerias e a coordenação transfronteiriça em matéria de segurança sanitária, assim como fornecer uma actualização dos progressos na operacionalização do RCC.

Intervindo durante a sessão de abertura do evento, o Director-geral do INS, Eduardo Samo Gudo, que igualmente preside este organismo regional, fez menção aos principais marcos alcançados durante o período em que o comité esteve sob sua gestão, como a realização da reunião extraordinária para abordar questões emergentes no contexto da vigilância transfronteiriça durante um dos piores surtos de cólera que atingiu a região nos últimos anos e agravado pelo efeito das alterações climáticas na Região da África Austral.

Samo Gudo, destacou, igualmente, como um marco, a realização da 4ª reunião extraordinária da ReTAC que discutiu e aprovou o quadro histórico da Rede Regional Integrada de Vigilância e Laboratório (RISLNET) da África Austral, em Julho deste ano; e a formação do Comité RISLNET da África Austral, tendo Moçambique acolhido a reunião de consulta deste órgão que levou ao desenvolvimento do plano operacional da RISLNET, que será aprovado no encontro em curso.

Por último, o Director-geral do INS referiu-se como êxito, as actividades em colaboração com o Secretariado do SA-RCC para propor prioridades-chave para o ReTAC da África Austral e desenvolvimento de um plano de trabalho aprovado durante a 4ª reunião extraordinária da ReTAC realizado na Cidade do Cabo.

O alcance das nossas expectativas foi possível porque nos concentrámos na nossa responsabilidade partilhada de impulsionar a agenda da segurança sanitária na região da África Austral. A nossa visão para a região está perfeitamente alinhada com a missão do África CDC de reforçar a capacidade e competência das instituições de saúde pública de África para detectar e responder rápida e eficazmente às ameaças e surtos de doenças, realçou.

Por sua vez, o Director-geral Adjunto do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, CDC-África, Ahmed Ogwell Ouma, agradeceu ao Governo de Moçambique por acolher a reunião do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC Africa para a Região Austral (ReTAC), indicando que este é o momento para o continente africano cuidar da sua própria prevenção, preparação e resposta às emergências de saúde pública.

Segundo o dirigente, o continente enfrenta várias ameaças como, por exemplo, a poliomielite, a cólera, o sarampo, a Ébola, o Marburg e, recentemente, a COVID-19. Estes acontecimentos no domínio da saúde pública ceifaram milhões de vidas, perturbaram os meios de subsistência e as economias e puseram à prova os nossos sistemas de saúde e a nossa capacidade de resistência.

Entretanto, como continente, respondemos a cada uma dessas ameaças com uma notável solidariedade, inovação e liderança coordenada.
O nosso objectivo é garantir que todos possam ter acesso a serviços de saúde de qualidade, acessíveis e equitativos, independentemente do seu rendimento, localização ou origem. Esta é a África que queremos, realçou.

O evento encerra esta quarta-feira, e para além de discussões técnicas, vai eleger o novo director do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC Africa para Região Austral, em substituição do Dr. Eduardo Samo Gudo.