Director Adjunto do CDC-ÁFRICA considera INS preparado para garantir segurança sanitária

O Director-Geral Adjunto do Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças de Africa (CDC-ÁFRICA), Ahmed Ogwell Ouma, visitou esta quarta-feira o Instituto Nacional de Saúde, em Marracuene.

Durante a visita guiada pela Directora geral-Adjunta do INS, Sofia Viegas, Ouma conheceu os diversos laboratórios, entre outras áreas técnicas e interagiu com alguns funcionários e colaboradores do INS, mostrando-se impressionado com a organização e dedicação das equipes na instituição.

“Vi que o INS de Moçambique é uma instituição moderna e com pessoal dedicado a fazer um trabalho muito bom para a garantia da segurança sanitária em Moçambique”, disse, considerando que a instalação está bem localizada, longe da área residencial e com espaço para expansão.

“Esta localização permite que o INS faça um bom trabalho e facilita a contenção de agentes patogénicos e outro material de risco relativamente elevado. Isto é fundamental para garantir a segurança sanitária”, explicou.

O Director Geral-Adjunto do CDC África visitou as instalações do INS em Moçambique no âmbito da sua participação da 5ª Reunião do Comité Consultivo Técnico Regional do CDC para África Austral, que terminou esta quarta-feira em Maputo.

No final da visita disse estar satisfeito com o INS e ansioso para voltar a visitar esta instituição, que considerou ser um modelo ao nível da região.