Director-Geral do INS apoia província de Cabo Delgado na resposta a cólera

O Director-Geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), Eduardo Samo Gudo, efectuou, há dias,  uma visita de trabalho à província de Cabo Delgado com o objectivo de apoiar nas acções de resposta ao surto da cólera que afecta parte daquela província.

A visita visava, entre outros, avaliar no terreno a situação da epidemia de cólera, auscultar os intervenientes sobre a onda de desinformação crescente sobre esta doença na província e entender os desafios que a província enfrenta na resposta e participar no lançamento da campanha de vacinação contra a cólera.

Para o efeito, o Director-Geral do INS, escalou consecutivamente os distritos de Ancuabe, Namuno e Montepuez. Nestas deslocações fez-se acompanhar do Delegado Provincial do INS em Cabo Delgado, do Médico Chefe Provincial, da Directora dos Serviços Provinciais de Saúde e autoridades distritais.

Durante as visitas, reuniu com as lideranças locais em diferentes momentos, desde administradores, líderes comunitários, religiosos, incluindo pessoas influentes das comunidades e os parceiros de cooperação.

Durante a sua visita, propôs várias recomendações às autoridades locais, principalmente nas componentes de manejo de casos, promoção de saúde e investigação de surtos.

Além disso, tomou parte da cerimónia de lançamento da campanha de vacinação contra a Cólera em Montepuez, onde explicou as vantagens e benefícios da vacinação, o seu mecanismo de actuação e a estratégia da campanha.