Investigadores do INS participam do 55ª Congresso de Oncologia Pediátrica

Investigadores do Instituto Nacional de Saúde (INS) afectos à Delegação da Cidade de Maputo participaram, recentemente, em Ottawa, Canadá, do 55º Congresso Anual da Sociedade Internacional da Oncologia Pediátrica (SIOP2023).

Trata-se de uma conferência que incluía palestras interactivas, simpósios especializados e apresentação de pesquisas científicas sobre cancro pediátrico.

O INS esteve representado por Vânia Maphossa, Adérito Sigaúque e Edson Mongo, tendo apresentado dois de um total de cinco trabalhos aceites para esta conferência no âmbito de um estudo sobre leucemias na idade pediátrica, que está a ser conduzido pelo INS em colaboração com o Hospital Central de Maputo, financiando pela Embaixada da Irlanda, através da CHAI.

Vânia Maphossa apresentou um trabalho intitulado “Equilíbrio de citocinas em células T CD4+ em pacientes pediátricos com Leucemia Aguda (LA) em Maputo, Moçambique”, que revelou um desequilíbrio nas razões de TNFα/IL-10 e TNFα/IL-21 na medula óssea de pacientes com LA, destacando a importância de aprofundar a compreensão das complexidades da doença.

Por sua vez, Adérito Sigaúque abordou as preocupantes taxas de mortalidade precoce em crianças diagnosticadas com LA em Moçambique, tendo destacado a necessidade do fortalecimento do diagnóstico precoce e melhoramento dos cuidados de suporte, especialmente em casos de leucemia Mieloide Aguda para a redução das taxas de óbito entre crianças.

Espera-se que os avanços apresentados durante o SIOP-2023 sirvam de inspiração e guia para futuras pesquisas, sobretudo no aprimoramento de cuidados oncológicos pediátricos em Moçambique.