Em curso ensaio clínico de avaliação da combinação de vacinas contra Covid-19

O Instituto Nacional de Saúde (INS), através do Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço (CISPOC), em parceria com o Instituto Internacional de Vacinas (IVI), está a realizar um ensaio clínico de fase II, para avaliar a combinação das vacinas da COVID-19 da Sinopharm e Johnson & Johnson contra o novo Coronavírus.

Denominado ECOVA-02, o estudo teve início em Dezembro de 2021 e decorre no âmbito da iniciativa de expansão e distribuição de vacinas contra a COVID-19 em África (ECOVA – Expanding COVID-19 Vacines for Africa).

O estudo pretende avaliar a segurança e imunogenicidade das vacinas em indivíduos moçambicanos com idades entre 18 e 65 anos de idade. Para o efeito, espera-se incluir um total de 360 voluntários, que serão acompanhados por 12 meses.

Ainda no contexto dos objectivos, pretende-se determinar a concentração de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2 quatro semanas após a administração da segunda dose e avaliar o perfil de segurança deste esquema vacinal combinado.

As vacinas em estudo são utilizadas no Serviço Nacional de Saúde actualmente, prevendo-se que o estudo venha a flexibilizar a forma da administração da vacina no país. Neste sentido, as pessoas que tiveram um evento adverso relacionado com uma vacina específica poderão usar outra.

Os participantes deste estudo poderão contribuir, de forma activa, na busca de soluções científicas, para melhorar as condições de saúde do país, contribuindo para um bem geral. Os voluntários têm acesso a um acompanhamento médico por 12 meses e 24 horas disponíveis para responder e agir, em caso de ocorrência de qualquer evento adverso.

A participação em ensaios clínicos reveste-se de benefícios para a sociedade, pois só desta forma podem ser desenvolvidos novos medicamentos, tais como as vacinas. Quem ainda não vacinou, tendo interesse em se juntar a este estudo, poderá obter mais informação no www.ins.gov.mz ou entrando em contacto pelos números seguintes: 870415849/861427326.

Centro de Investigação e Treino em Saúde da Polana Caniço, Rua da Costa do Sol, no. 178, 3o Andar.