Engajamento das autoridades foi determinante para o controlo da cólera em Moçambique

O país acolhe, desde terça-feira (02.04), a 8ª Reunião do Comité Directivo da Global Task Force para o Controlo da Cólera (GTFCC), que junta mais de 70 especialistas internacionais na área de cólera. A escolha de Moçambique para a realização deste encontro é justificada pelo facto de o país mostrar um alto nível de comprometimento e engajamento no combate a esta doença. Quem o diz é o Chefe do Secretariado do GTFCC, Philipe Barbosa, falando numa entrevista concedida à imprensa na manhã desta quarta-feira (03.05) na cidade de Maputo.

Outros aspectos evocados pelo interlocutor são o facto de Moçambique dar oportunidade a outros países de presenciarem o cenário em que vive em termos de gestão da cólera e terem experiência de estar num lugar onde há um surto activo.

“A escolha do lugar do encontro foi baseada no engajamento que Moçambique tem mostrado a nível global no combate à cólera”, vincou, realçando, no entanto, que a escolha foi feita antes do surto.

No primeiro dia do evento, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, partilhou que o sector que dirige está a elaborar o Plano Nacional de Acção para a Eliminação da Cólera. Questionado sobre uma possível intervenção do grupo nesta acção e na implementação deste instrumento, Barbosa explicou que o GTFCC é um órgão de provisão de directrizes ou orientações de apoio para os países poderem desenvolver planos, sendo da responsabilidade de cada um deles produzir e desenvolver os respectivos documentos.

“Nesta fase, o que fazemos é dar o suporte necessário para que o plano saia do papel à acção. A fase em que o plano está mostra o engajamento das autoridades ao mais alto nível na concepção e elaboração deste instrumento e, por conseguinte, o cometimento de Moçambique a nível global para a eliminação da cólera”, esclareceu.

Em relação ao apoio à implementação, o entrevistado respondeu que o GTFCC, uma vez que não é uma instituição financiadora, não possui fundos de apoio ao plano, entretanto constitui uma plataforma que pode ajudar em advocacia para obtenção de recursos necessários à implementação do plano, sendo que congrega vários parceiros de áreas diversas com capacidade para ajudar nestes termos.

A GTFCC é um grupo que reúne parceiros, entidades governamentais e não governamentais, universidades e países, tendo como principal objectivo produzir directrizes e guiões que orientam os diversos intervenientes no controlo e eliminação da cólera. O presente encontro, particularmente, discute aspectos relacionados com a vigilância, desde a detecção precoce, diagnóstico e intervenção a nível de vigilância e laboratório.