Esperança Sevene recomenda revisão dos APEs para evitar ruptura de stock

Um estudo descritivo realizado em quatro distritos de Moçambique, nomeadamente Moamba, Jangamo, Mossuril e Angónia, junto aos Agentes Polivalente Elementares (APEs), sugere uma revisão do modelo de gestão de medicamentos pelos APEs, para evitar casos de ruptura de stock, que ocorre frequentemente nos distritos.

Esperança Sevene, autora do estudo intitulado “Consumo de medicamentos e ruptura de stocks notificado pelos APEs em quatro distritos de Moçambique”, constatou que os distritos de Angónia e Mossuril registam maior ruptura de stocks de medicamentos, enquanto Moamba reportou acúmulo.

Os resultados foram apresentados na tarde desta quarta-feira, numa sessão paralela sobre Agentes Polivalentes Elementares, inserida no decurso das XVII Jornadas Nacionais de Saúde, que arrancaram esta manhã na cidade de Maputo até sexta-feira.

O referido estudo foi realizado entre Fevereiro de 2019 e Agosto de 2020, com base em questionários e visitas, envolvendo agentes com idade igual ou superior a 18 anos e com um mínimo de cinco anos de experiência.

Sobre o facto de Moambe registar acúmulo de medicamentos, a fonte revelou que tal deve-se à baixa densidade populacional da região.

As XVII Jornadas Nacionais de Saúde realizam-se sob o lema “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável através da investigação científica transdisciplinar”, e pode ser acompanhado através de plataformas virtuais do INS.

Clique na imagem para aceder ao Programa Científico detalhado do evento