Estudantes de medicina visitam Delegação Provincial do INS na Cidade de Maputo

Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane do 5º ano do curso de Licenciatura em Medicina visitou, na passada sexta-feira (28.07), a Delegação Provincial do INS na Cidade de Maputo (DPCM), com o objectivo de conhecer e vivenciar o impacto da pesquisa em saúde desenvolvida pela instituição.

A visita iniciou com uma apresentação sobre as actividades realizadas na delegação, e seguiu-se uma explicação acerca dos projectos de pesquisa em andamento, inovações e tecnologias disponíveis. Igualmente, os visitantes conheceram as instalações e os equipamentos de que a delegação dispõe.

Divididos em dois grupos, os estudantes foram levados a conhecer alguns sectores do centro, tais como a Unidade Clínica, Unidade de Gestão de Dados, Unidade Sócio-Comportamental, Laboratório e Unidade de Controlo de Qualidade.

O grupo foi recebido por uma equipa de médicos investigadores, que disponibilizou algumas horas para partilhar o seu dia-a-dia e como o centro funciona. 

A estudante representante da turma, Ivanylce Daniela, disse que as visitas são de extrema importância para a formação que seguem eles.

“Em minha visão, como estudante do curso, as visitas são de extrema importância para que possamos compreender o que aprendemos no conteúdo teórico. Além disso, essa vivência nos proporciona maior sensibilidade e percepção sobre a magnitude do funcionamento da instituição em relação à pesquisa científica”, comentou.

A visita enquadra-se nas actividades do II Dia Aberto do Centro de Investigação em Saúde da Polana Caniço, realizado com o objectivo de se dar a conhecer à comunidade estudantil em relação às pesquisas em saúde.