Sofia Viegas

DGA do INS realça importância da investigação em saúde para incorporação de soluções inovadoras e sustentáveis no sector da saúde

A Directora-Geral Adjunta (DGA) do Instituto Nacional de Saude (INS), Sofia Viegas, considera que investigação científica em saúde e áreas afins apresenta-se, claramente, como um instrumento de elevada importância para a identificação de soluções inovadoras e sustentáveis, tendo em vista a resposta aos desafios em alusão.
 
O pronunciamento foi feito, há dias, à margem da abertura oficial das primeiras Jornadas Científicas de Saúde da província de Maputo, que tiveram lugar no Distrito de Marracuene, sob o lema “Promovendo a Pesquisa Clínica e a Sustentabilidade da Investigação na Província de Maputo”.
 
 O evento científico, organizado pela Direcção Provincial dos Serviços Provinciais de Saúde de Maputo, tinha como objectivos a sistematização de reflexões e troca de conhecimentos baseados em pesquisa e investigação no sector de saúde na Província de Maputo e dar seguimento à reflexão sobre as práticas, experiências e desafios do ensino técnico profissional e superior, bem como da investigação científica ao serviço da comunidade.
 
Na ocasião, Sofia Viegas afirmou que “este evento serve para a reflexão conjunta sobre os principais desafios de saúde ao nível da província de Maputo”.
 
Adicionalmente, a dirigente clarificou que as Jornadas Científicas de Saúde da província de Maputo são realizadas num contexto em que o país tem vindo a enfrentar importantes desafios e emergências de saúde pública e uma transição epidemiológica marcada, sobretudo, pela tripla carga de doenças.
 
Viegas disse, ainda, que as discussões que terão lugar durante as jornadas científicas em saúde irão auxiliar o processo de tomada de decisão em diferentes níveis no domínio de saúde ao nível da província de Maputo.