EM REUNIÃO INTERNACIONAL: Discutida abordagem abrangente de tratamento da tuberculose em crianças

A baixa cobertura da rede sanitária, a fraca rede laboratorial para o diagnóstico e o surgimento de estirpes cada vez mais resistentes da tuberculose estão entre os factores que desafiam o país no diagnóstico da doença. A informação foi revelada pela directora do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose, Benedita José, durante a Reunião Internacional sobre a Tuberculose (TB), realizada entre os dias 25 e 27 de Julho último na cidade de Maputo.

A reunião enquadra-se no projecto “DECIDE TB”, uma iniciativa de pesquisa que tem como objectivo gerar evidências para a implementação de uma abordagem abrangente baseada em algoritmos de diagnóstico e decisão de tratamento da tuberculose em crianças vivendo em países com alta carga da doença e recursos limitados nos níveis de hospital distrital e das unidades sanitárias do nível primário.

“Esperamos que este projecto inovador de pesquisa (“DECIDE TB”) crie condições para a redução do tempo de espera para o diagnóstico da doença através da operacionalização dos novos algoritmos para a tomada de decisão do tratamento em crianças suspeitas de tuberculose”, disse Benedita José.

A dirigente sublinha que o algoritmo vai facilitar a identificação das crianças presuntivas de tuberculose, por meio da pontuação dos sinais de sintomas, que vão apoiar a tomada de decisão no início de tratamento.

Segundo a fonte, a melhoria da qualidade da oferta dos serviços relacionados à TB, nos referidos países, passa pela sua descentralização ao nível mais periférico, adoptação de ferramentas que auxiliem na tomada de decisão para o diagnóstico e tratamento, bem como pelo envolvimento dos profissionais de Saúde no seu desenvolvimento.

A reunião contou com a participação de pesquisadores e representantes do Instituto Nacional de Saúde, Ministério da Saúde, universidades Eduardo Mondlane, da Zâmbia, Bordeaux de França, hospitais Central de Maputo e Geral José Macamo, parceiros de cooperação e membros do grupo técnico de Tuberculose Pediátrica, que discutiram temas como abordagem actual do diagnóstico de TB em crianças em uso no país e integração do rastreio da TB na Atenção Integrada às Doenças da Infância (AIDI) em Moçambique, entre outros.

Ainda durante o evento, os participantes partilharam e consertaram as recomendações da OMS para o uso do Algoritmo de Decisão de Tratamento para crianças e projectaram, a nível nacional, uma abordagem abrangente para triagem, diagnóstico e tratamento da doença em crianças.

“Com este projecto, pretende-se melhorar o diagnóstico da tuberculose em crianças, melhorar a capacidade técnica de suspeitas da tuberculose, início de tratamento baseado em evidências sintomáticas, usando a pontuação para o diagnóstico da tuberculose, melhorando o aumento do número de casos notificados”, esclareceu.

Benedita José fez saber que, actualmente, a proporção de crianças notificadas é de cerca de 12 por cento do total de casos de tuberculose notificados a nível nacional. Com a abordagem de pontuação para o diagnóstico da doença, espera-se melhorar a proporção de casos identificados e que o diagnóstico seja mais rápido e apurado, evitando o início tardio do tratamento.

O “DECIDE TB” iniciou, oficialmente, em Abril de 2023 e vai durar quatro anos, durante os quais vai ser promovida uma mudança, por meio da inovação no diagnóstico e tratamento da tuberculose infantil.