Felícia Camões defende Curso de Especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde

A chefe de Repartição de Estudos, Planificação e Cooperação na Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde – Moçambique em Nampula, Felícia Camões, defendeu, no dia 15 do mês passado, em formato virtual, o curso de Especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, após apresentar o seu trabalho intitulado “Espaço (Inter) nacional da Cooperação em Saúde: Uma análise a partir da formação em Saúde Global e Diplomacia da Saúde na FIOCRUZ”.
 
Trata-se de um curso implementado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em colaboração com o Centro de Relações Internacionais e Saúde (CRIS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Concluída a formação, Felícia junta-se ao grupo de quatro especialistas daquela área a nível nacional.
 
O referido curso tem por finalidade contribuir para a formação de quadros que actuam na área de cooperação internacional e das Assessorias de Relações Internacionais de Saúde dos Ministérios da Saúde nos países da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 
Entre várias constatações, a especialista apontou que muitos países têm tratado de assuntos relacionados com a saúde de forma isolada, o que fragiliza cada vez mais os sistemas de saúde principalmente nos países de média e baixa renda, impossibilitando a oferta de cuidados integrais às suas populações.
 
“Por isso, a Diplomacia da Saúde e Saúde Global, torna-se uma ferramenta importante, permitindo que os países trabalhem em conjunto para resolver problemas de saúde global e melhorar a saúde de todas as pessoas em todo o mundo. Isso inclui trabalhar para eliminar barreiras que impossibilitam o acesso à saúde e promover a igualdade em termos de saúde”, acrescentou.
 
Participaram da sessão de defesa do curso, o Director da Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Representante da OPAS/OMS no México e Ex-director do Programa Sub Regional da OPAS/OMS para a América Central; Director do Programa Sub Regional da OPAS/OMS para a América do Sul; Director do Centro de Relações Internacionais em Saúde/FIOCRUZ; Coordenadores do curso e colegas de formação.