INS consciencializa alunos de Marracuene sobre doenças do coração

Celebrou-se, no dia 29 de Setembro, o Dia Mundial do Coração. A celebração tem em vista consciencializar a população avrespeito dos problemas cardiovasculares e incentivar a modificação de estilos de vida, adoptando hábitos saudáveis de alimentação e de vida.
Neste contexto, o Instituto Nacional de Saúde, através do Programa de Determinantes de Doenças Crónicas (PDDC) que estáa implementar o projecto “Cores para salvar o coração”, escalou, na última sexta-feira, a Escola Primária de Marracuene, com o objectivo de consciencializar os alunos em relação à doença cardíaca reumática.
Na ocasião, a investigadora principal do projecto, Ana Olga Mocumbi, explicou que “Cores para salvar o coração” é um projecto de educação sanitária que visa elevar a consciência sobre a doença cardíaca reumática no seio de crianças, professores e pais, educando-os sobre a ligação entre a dor de garganta e as doenças cardíacas.

“O programa que o INS leva à escola é para educar os alunos. Estes, por sua vez, vão educar os irmãos e os pais, para que toda a família aprenda a prevenir as doenças do coração”, disse.

Mocumbi explicou às crianças que elas iriam aprender sobre a doença, pintando um livrinho que deverão usar para ensinar a patologia em alusão aos pais e irmãos. A actividade consistiu em colorir o livrinho, exercício durante o qual os petizes aprenderam acerca da febre reumática, que, quando não tratada correctamente, evolui para doença cardíaca reumática.

Ana Olga destacou duas áreas do projecto, nomeadamente a educação sanitária, que abrange professores, alunos e pais para a suspeita precoce e prevenção de amigdalites e da doença cardíaca, e o treino dos professores e profissionais envolvidos no Programa de Saúde Escolar para a prevenção de doença cardíaca reumática em ambiente escolar.

Por seu turno, o Representante do Director Nacional de Formação e Comunicação em Saúde, Nelson Tembe, esclareceu que cuidar do coração praticando exercícios físicos e tendo uma dieta equilibrada é contribuir para a saúde do corpo e do coração, em particular.

“O INS conta com a colaboração do governo do distrito de Marracuene e das escolas na implementação de iniciativas de género, que visam contribuir para a saúde das crianças e da comunidade de Marracuene”, disse.

O Director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Marracuene, Justino Cuna, vincou que semear o conhecimento a partir das crianças do ensino primário vai dar azo para a constituição de uma sociedade futura livre das doenças do coração.

O projecto é implementado pelo INS, como parceiro científico, em colaboração com a Universidade Eduardo Mondlane, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, e o Programa de Saúde Escolar do Ministério da Saúde, com o apoio da Federação Mundial do Coração.