Investigação deve procurar soluções locais para os problemas de saúde

A província de Inhambane acolheu, ontem (29.03), o primeiro Dia Aberto de Pesquisa em Saúde, um evento que tem como objectivo a partilha de experiências e divulgar resultados de pesquisas realizadas nesta parcela do país, com vista a contribuir para a promoção de investigação local.

Falando no acto da abertura do evento, a directora do Serviço Provincial de Saúde em Inhambane, Sónia Mahesso, vincou que a ciência deve estar alinhada com os propósitos da sociedade, principalmente no que toca à provisão do seu bem-estar, pois entende que o alinhamento entre o conhecimento científico e inovação com os pilares de desenvolvimento nacional são um imperativo para a prática de uma investigação científica consciente e patriótica.

Por sua vez, Diocreciano Bero, que falou no evento, em representação do Instituto Nacional de Saúde (INS), desafiou os participantes a redobrarem esforços para o alcance de soluções locais para os actuais desafios que o país, em particular a província, enfrenta.

Segundo Bero, as políticas e práticas baseadas em evidência científica devem constituir a base para a melhoria sustentável da saúde e bem-estar do povo moçambicano. Foi nesta senda que desafiou os presentes a procurarem soluções adaptadas às condições locais, visando à promoção da saúde naquele ponto do país.

O primeiro Dia Aberto de Pesquisa em Saúde de Inhambane é co-organizado pelo INS, as direções de Serviço e Provincial de Saúde, Núcleo de Investigação Operacional em Saude de Inhambane, em parceria com a Fundação Ariel contra o SIDA Pediátrico, Olhos do Mundo e o Centro de Colaboração em Saúde.