Investigador do INS estuda viabilidade do tratamento observado por vídeo em pacientes com TB

O investigador Celso Khosa, do Instituto Nacional de Saúde (INS), está a estudar a viabilidade do tratamento observado por vídeo no acompanhamento de pessoas com Tuberculose Multirresistente (TB-MDR). Trata-se de uma acção que decorre no âmbito de uma bolsa da Medical Research Foundation (na língua portuguesa: Fundação de Pesquisa Médica).

“O Dr. Celso Khosa e o Dr. Tom Wingfield, do Instituto Nacional de Saúde, Moçambique, e da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, Reino Unido, respectivamente, estão a explorar se a terapia observada por vídeo pode ser uma intervenção viável para ajudar a tratar pessoas com TB-MDR”, lê-se no site da Medical Research Foundation.

A referida tecnologia usa um smartphone ou outro equipamento compatível com vídeo para observar, remotamente, os pacientes com tuberculose a tomarem medicamentos, garantindo que pessoas com a doença e, simultaneamente, com dificuldade de chegar ao hospital cumpram o tratamento.

Estima-se que cerca de um quarto da população mundial esteja infectado com a tuberculose, que é a segunda principal causa infecciosa de morte no mundo depois da COVID-19, tendo causado a morte de 1,6 milhão de pessoas em 2021.

O trabalho de Celso Khosa faz parte de um leque de cinco projectos de pesquisa colaborativa financiados com o objectivo de combater a tuberculose, num esquema que visa apoiar os bolseiros que assumem colaborações de pesquisa internacionais mutuamente benéficas sobre a doença entre África e Reino Unido, sendo liderados por pesquisadores das duas regiões.