Jornalistas formados em matérias de violência contra a criança em Moçambique

O Instituto Nacional de Saúde (INS) em colaboração com o Ministério da Saúde, Ministério do Género e Acção Social realizou esta quarta-feira (05.05), uma formação voltada aos jornalistas no âmbito do Inquérito Nacional sobre Violência contra a Criança em Moçambique (InVIC-2019).

A formação visava, entre outros objectivos, compreender os dados e os indicadores prioritários do InVIC-2019; identificar as prioridades de prevenção da violência para os diferentes sectores e colaborar nas acções para o reforço da componente da prevenção e combate à violência no Plano Nacional de Acção para a Criança e nos planos sectoriais.

O inquérito que traz a radiografia do fenómeno da violência contra crianças em Moçambique, decorreu entre Julho e Setembro de 2019, tendo incluído crianças, adolescentes e jovens residentes em 385 áreas de enumeração em todo o país.

Neste sentido, por reconhecer o papel dos jornalistas, o INS viu a necessidade de realizar a formação para a partilha da informação sobre o relatório do inquérito em alusão, incluindo a metodologia, conceitos e/ou terminologias usadas.

“Reconhecendo o papel e a importância da Comunicação Social na disseminação de informação de forma objectiva, clara e abrangente, bem como na educação e mobilização da sociedade no sentido da elevação da consciência sobre a necessidade de se fazer face à violência contra a criança, consideramos ser fundamental e oportuna a partilha da informação sobre o relatório do inquérito em alusão, incluindo a metodologia, conceitos e/ou terminologias usadas”– disse Rufino Gujamo, Director Nacional de Formação e Comunicação em Saúde no INS.

Durante a sua intervenção alusiva à abertura da formação de jornalistas no âmbito da divulgação do Relatório do Inquérito Nacional sobre Violência contra a Criança em Moçambique (InVIC-2019), o dirigente referiu que espera que os profissionais de comunicação sejam capazes de elaborar matérias jornalísticas precisas, coerentes e eficazes, que ajudem na divulgação dos resultados do Relatório de Indicadores Básicos do InVIC-2019”– reiterou.

Refira-se que este é um inquérito comunitário de base populacional, cuja amostra foi desenhada para a representatividade nacional. Participaram da formação cerca de 25 profissionais de comunicação de diferentes órgãos de comunicação social do país.