Ministro da Saúde defende abordagem multissectorial para promoção do bem-estar

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, diz que a saúde e o bem-estar dependem duma série de factores chamados “determinantes sociais da saúde”, sendo, por isso, indispensável a adopção de abordagens multissectoriais na persecução das metas relacionadas com a saúde. O governante falava na manhã desta quarta-feira (8), na abertura das XVII Jornadas Nacionais de Saúde.

Sobre o lema do evento, que é “Promovendo a segurança sanitária e o desenvolvimento sustentável, através da investigação científica transdisciplinar”, o dirigente explicou que a sua escolha resulta do reconhecimento de que a compreensão e resolução dos principais desafios da actualidade demandam conhecimento científico de natureza transdisciplinar.

Tiago sublinha, ainda, que o desenvolvimento sustentável só pode ser atingido por um povo saudável. E, como demonstrado pela actual pandemia da COVID-19, é essencial que se viva um ambiente global livre de ameaças sanitárias.

Armindo Tiago, Ministro da Saúde

“As XVII Jornadas Nacionais de Saúde têm lugar numa altura em que enfrentamos a pandemia da COVID-19, condição que coloca em risco o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A experiência dos últimos dois anos deixou evidente a importância da ciência e da tecnologia, como ferramentas fundamentais para a humanidade, principalmente nos países em vias de desenvolvimento”, referiu.

O Ministro vinca que o sector que dirige tem estado a buscar formas inovadoras, no sentido de colaborar com todas as esferas da sociedade em programas de promoção da saúde, assim como de prevenção e controlo de doenças.

“As Jornadas Nacionais de Saúde são a principal plataforma através da qual os profissionais de saúde, os decisores de políticas de saúde, investigadores e docentes de instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação apresentam e discutem os resultados de pesquisa científica, com o propósito de contribuir para a melhoria da saúde dos moçambicanos”, indicou.

Foco é promover investigação, divulgação e debate científicos

Sobre as expectativas em relação ao evento, Armindo Tiago destacou a partilha e a discussão dos resultados de investigação em saúde nos mais diferentes domínios do conhecimento, permitindo o aprofundamento e a consolidação da evidência científica a partir de uma perspectiva transdisciplinar, entre outras.

Por sua vez, o Director-geral do Instituto Nacional de Saúde (INS), entidade organizadora do evento, Ilesh Jani, fez saber que as Jornadas Nacionais da Saúde são uma  tradição do sector da Saúde e constituem, actualmente, o evento científico de maior dimensão sobre ciências da saúde em Moçambique.

“Pretendemos, através deste evento, continuar a providenciar aos moçambicanos o espaço privilegiado para a divulgação e debate científico sobre a saúde e o bem-estar no país. Pretendemos, também, que as jornadas de saúde sejam uma acção promotora de investigação científica em saúde, sobretudo entre os moçambicanos mais jovens”, salientou.

A abertura das XVII Jornadas Nacionais de Saúde teve lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano. Participaram do acto membros do Governo, com destaque para quadros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, directores de instituições de investigação, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, directores provinciais, representantes das organizações da Sociedade Civil e parceiros de cooperação.