MISAU tem apostado na colaboração para promoção, prevenção e controlo de doenças

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, diz que o sector que dirige tem estado a buscar formas inovadoras, no sentido de colaborar com todas as esferas da sociedade em programas de promoção da saúde, assim como de prevenção e controlo de doenças.

O governante partilhou a informação na manhã de hoje, quarta-feira, durante a abertura das XVII Jornadas Nacionais de Saúde, que vão decorrer até sexta-feira próxima, juntando vários intervenientes, com destaque para os interessados na área de investigação científica em saúde.

“As XVII Jornadas Nacionais de Saúde têm lugar numa altura em que enfrentamos a pandemia da COVID-19, condição que coloca em risco o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A experiência dos últimos dois anos deixou evidente a importância da ciência e da tecnologia, como ferramentas fundamentais para a humanidade, principalmente nos países em vias de desenvolvimento”, referiu.

 Na ocasião, Tiago vincou que as Jornadas Nacionais de Saúde são a principal plataforma através da qual os profissionais de saúde, os decisores de políticas de saúde, investigadores e docentes de instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação apresentam e discutem os resultados de pesquisa científica, com o propósito de contribuir para a melhoria da saúde dos moçambicanos.