Reforçada protecção individual de profissionais da saúde

A Delegação do Instituto Nacional da Saúde (INS) ao nível da cidade de Maputo recebeu, esta quinta-feira, uma doação em equipamento de protecção para profissionais de saúde envolvidos na linha da frente de resposta à Covid-19.

O equipamento, avaliado em 75 mil dólares norte-americanos, foi doado pelo Departamento da Defesa dos Estados Unidos de América, e consiste em máscaras faciais para o pessoal médico e não médico, termómetros, luvas descartáveis, desinfectantes, batas descartáveis, entre outros e devem ser alocados às várias unidades hospitalares integradas na resposta à pandemia da Covid-19.

Falando no acto, a delegada do INS ao nível da Cidade de Maputo, Edna Viegas, explicou que esta urbe detém hoje mais de 50 por cento dos casos de infecção pelo novo Coronavírus e acima de 78 por cento de total de óbitos reportados no país desde o início da pandemia.

Segundo ela, para fazer face a esta pandemia foi necessário estabelecer um sistema de vigilância epidemiológica robusto e de rápida resposta, bem como estabelecer unidades de cuidados médicos especializados para suporte a pacientes.

“Não teria sido possível prover uma resposta atempada e que permitisse um controlo e monitoria constantes da evolução da epidemia no país, sem o suporte dos nossos parceiros de cooperação”, indicou, referindo que os Estados Unidos da América, através de diferentes entidades, têm sido um dos parceiros na resposta à Covid-19, providenciando apoio às acções que têm sido desenvolvidas pela delegação do INS ao nível da cidade de Maputo.

Destacou que o material em alusão servirá para garantir a protecção dos trabalhadores de saúde da delegação do INS envolvidos nas actividades de vigilância sentinela e comunitária e diagnóstico para a Covid-19, bem como dos profissionais de saúde que se encontram na linha da frente e que prestam cuidados de saúde na principal unidade hospitalar de isolamento para pacientes infectados pelo novo coronavírus, o Hospital Geral da Polana Caniço.

Por seu turno, o representante da Embaixada dos EUA em Moçambique, o Tenente – Coronel Fergal O’Reilly, explicou que este apoio demonstra o compromisso que o Governo norte-americano tem em apoiar os esforços de Moçambique na resposta à pandemia da Covid-19, e visa ajudar a proteger as equipas de saúde que estão na linha da frente de resposta a esta doença. 

Indicou que doação faz parte de um volume de 900 mil dólares em equipamento de protecção individual que vai beneficiar também unidades de saúde públicas e militares envolvidas no combate à Covid-19 no país, em particular nas províncias da Zambézia, Sofala, Cabo Delgado e Zambézia.

“Através da parceria entre os nossos países, o governo americano contribuiu com cerca de 20 milhões de dólares nos esforços de resposta nacional à pandemia”, explicou.