Tomás Valdez visita Delegação Provincial do INS em Sofala

O Conselheiro de Planificação em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Moçambique, Tomás Valdez, visitou, na primeira semana de Outubro último, a Delegação Provincial do Instituto Nacional de Saúde (INS) em Sofala, com o objectivo de se inteirar do funcionamento da instituição.

Na ocasião, Valdez reconheceu a maturidade e experiência acumulada pelo INS na área de pesquisa e elogiou-o pelas suas capacidades, sobretudo no que respeita à cobertura laboratorial, vigilância, aos inquéritos e resposta a emergências de saúde pública, facto que o coloca em posição de destaque em relação a outras instituições do país.

No mesmo contexto, o visitante fez saber que, a partir deste ano, a OMS e o INS vão colaborar na implementação de alguns estudos, num contexto em que as duas entidades mantêm laços fortes a vários níveis, sobretudo nas áreas de pesquisa e inquérito.

Por seu turno, o Delegado do INS em Sofala, João Manuel, depois de apresentar as actuais e futuras instalações da instituição, fez uma contextualização do crescimento do INS em termos da sua representação a nível provincial e das respectivas atribuições.

Na mesma senda, João Manuel apresentou as perspectivas da instituição e os desafios enfrentados, com destaque para a necessidade da reabilitação das novas instalações.