INS participa da inauguração das estações de monitoria da qualidade do ar em Maputo

O Instituto Nacional de Saúde (INS) participou, há dias, no distrito de Boane, província de Maputo, da cerimónia de inauguração de estações de monitoria da qualidade do ar instaladas em diversos pontos da área Metropolitana de Maputo.

A cerimónia foi dirigida pelo Vice-ministro de Transportes e Comunicações, Amilton Alissone. Ao todo, são 11 as estações inauguradas, das quais uma móvel.

O INS foi representado no acto por Américo Feriano, da Plataforma de Observação de Clima, Ambiente e Saúde, integrada no Observatório Nacional de Saúde. Na ocasião, Américo Feriano destacou a importância das infra-estruturas inauguradas e partilhou que o INS tem vindo a gerar evidências científicas sobre o impacto das mudanças climáticas no sector de Saúde no país.

“Essas evidências têm sido usadas para a preparação antecipada do sector, com vista a responder a possíveis casos de doenças diarreicas e malária, principalmente na época chuvosa do país. Portanto, os dados destas estações são de grande utilidade para a área de pesquisa sobre mudanças climáticas, meio ambiente versus saúde, que o INS tem liderado em Moçambique”, explicou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar constitui uma das causas de mortalidade da população por câncer pulmonar (29%), doenças cardíacas (25%) e acidente vascular cerebral (24%) no mundo.

Segundo Américo Feriano, as pesquisas do INS poderão apoiar na identificação de possíveis causas de mortes relacionadas à poluição do ar na área metropilitana de Maputo e no traçado de estratégias multissectoriais para a redução dos seus impactos no sector de Saúde.

Na ocasião, o INS foi convidado pela Agência Metropolitana de Transportes (AMT), filiada ao Ministério de Transportes e Comunicações, a participar de uma conferência no fim de Janeiro próximo, na qual vai ser discutida a relevância das estações de monitoria da qualidade do ar em diversos sectores do país.

O evento contou com a presença do Embaixador da Espanha, representante do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial de Portugal, Presidente do Conselho Administrativo da AMT, Presidente do Município de Boane, representante do Instituto Nacional de Meteorologia, entre outros convidados.