Vánio Mugabe defende PhD em Saúde Colectiva

O docente e pesquisador moçambicano, Vánio Mugabe, defendeu, na tarde desta quarta-feira (01.12), em formato virtual, uma tese de doutoramento intitulada “Desastres Naturais e Emergências em Saúde em Moçambique: Uma Análise com Enfoque no Impacto dos Ciclones Idai e Kenneth para a Saúde Pública”.

Trata-se dum trabalho cujo objectivo consistiu em avaliar os impactos dos ciclones idai e kenneth na saúde das populações afectadas nos distritos da Beira, Dondo, Nhamatanda, na província de Sofala, cidade de Pemba e distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, visando produzir recomendações para aprimoramento das acções de gerenciamento de riscos e desastres naturais no país.

No referido trabalho, Vánio destacou o impacto negativo dos dois fenómenos naturais, referindo que os mesmos deixaram cerca de 2,2 milhões de pessoas necessitando de assistência, provocaram a deslocação de mais de 420 mil e a morte de 648 pessoas, factores que o levaram a escrever em torno do tema.

“Neste trabalho, fizemos uma radiografia geral dos desastres que estão afectando o país, actualmente, visando efectuar uma descrição sumária e apresentando algumas propostas para a melhoria do processo de intervenção em diferentes sectores, sobretudo o da Saúde, para a resposta aos desastres naturais”, explicou.

Acerca dos resultados da tese, Vánio apontou que os ciclones Idai e Kenneth podem ter aumentado o risco de transmissão de doenças e ter vedado às pessoas o acesso aos cuidados sanitários, uma vez que antes dos ciclones, o abastecimento de água, bem como o acesso às instalações sanitárias melhoradas já era precário, o que veio a piorar com a destruição das poucas infra-estruturas e vias de acesso.

“A frequência dos casos de diarreia nos distritos da Beira, Búzi, Dondo e Nhamatanda aumentou oito vezes entre Março e Junho de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Após o Kenneth, em Macomia, a frequência de casos de diarreia em 2018 foi inferior à de 2019”, referiu.

Como recomendações, Mugabe disse que o sector da Saúde deve fortalecer a colaboração com as outras áreas que desempenham um papel importante no planeamento e resposta a desastres, como a educação, infraestrutura, saneamento e agricultura. Deve igualmente criar e manter um plano de contingência actualizado, de acordo com as necessidades de cada local e garantir o financiamento adequado para uma intervenção oportuna se necessário.

O pesquisador destacou, igualmente, a necessidade de o sector da Saúde garantir que haja transferência de conhecimento e tecnologia para que a capacidade local de resposta a eventos semelhantes no futuro seja fortalecida, aprimorar as medidas de controle de vectores para prevenir epidemias de doenças de transmissão vectorial e garantir treinamento de equipas médicas em áreas de alto risco, para rastreio e detecção precoce de surtos dessas doenças e, por fim, elaborar instrumentos de coleta de dados em situações de desastres.

O acto de defesa teve lugar na Universidade Federal da Bahia, no Brasil, e contou com a presença do Director-Geral Adjunto do INS, Eduardo Samo Gudo, como co-orientador de Vánio Mugabe.